top of page
Rua Inácio Pereira da Rocha, 158 | São Paulo, SP | 05432-010 | cr2@cr2arquitetura.com.br
MEMORIAL
O apartamento de 140m² localizado no Jardim Paulistano tinha uma boa distribuição para uma família convencional, mas muito compartimentado para a cliente, uma jovem médica que iria morar sozinha e gostava de receber amigos.
A integração entre sala de estar, sala de jantar, cozinha e varanda, além da criação da uma sala de tv na continuação das salas, aumentaram significativamente a sensação de amplitude do apartamento e da área social.
Branco, concreto e madeira clara dão um ar escandinavo aos ambientes.
Além da derrubada das paredes, a decoração também desempenha um importante papel de amarrar os espaços que se unem nesse projeto.
A estante de madeira com nichos cria um ambiente minimalista sem ser monótono, ao unificar num mesmo plano visual a porta de entrada; livros; objetos; adega; ar condicionado e as portas de correr da cozinha, ressaltando a continuidade entre as salas. As portas de correr em muxarabi trazem textura e uma permeabilidade de luz entre sala e cozinha, dando leveza e graça aos ambientes mesmo quando estão fechadas. O aparador da sala de tv na mesma linguagem que a estante reforça a unidade entre os espaços.
O banco de concreto da sala de estar e aparador de concreto da sala de jantar também contribuem para a decoração minimalista, não só por serem do mesmo material, mas também por terem a mesma forma: uma linha, que colocada em diferentes alturas, se presta a diferentes funções.
A cozinha, com sua nova ilha central e um fogão bem no centro, convida a almoços e jantares onde o anfitrião cozinha enquanto faz parte da festa. Portas de correr generosas abrem a cozinha para a varanda e para a sala, mas também possibilitam que ela seja fechada.
Na varanda o banco de concreto volta a aparecer, como que para frisar que o ambiente da sala chega até ali. Ele agora vira também jardineira. A estampa geométrica e colorida dos ladrilhos hidráulicos sextavados dão alegria e movimento à varanda, sem exagero. A mescla de verde e kraft fazem com que a textura dos ladrilhos remeta às plantas, criando um efeito de fusão com o jardim.
O resultado é um apartamento amplo e bem iluminado, com espaços, cores, texturas e materiais calmantes para o tato e a visão.
FICHA TÉCNICA
Autores: Clara Reynaldo e Cecilia Reichstul
Colaboradores: Giovanna Klestoff
Construtora: F2 Egenharia
Fotos: Fran Parente
DADOS GERAIS
Localização: São Paulo, SP (Brasil)
Área: 140m²
Projeto: 2015
Obra: 2016
bottom of page